Jung e o que cada um tem de cuidar de si

um trecho de texto de Carl Jung enviado pela Lu Juhas

“...O despertar desse interesse deve provir, em grande parte, do abalo em nossa consciência provocada pela Guerra Mundial. O espetáculo dessa catástrofe faz com que o homem, sentindo-se totalmente impotente, se volte para si mesmo, olhe para dentro e, como tudo vacila, busque algo que lhe dê segurança.


Muitos ainda procuram fora de si mesmos; uns acreditam na ilusão da vitória e do poder; outros em tratados e decretos; outros, ainda na destruição da ordem vigente. Mas são poucos os que buscam dentro de si, poucos os que se perguntam senão seriam mais úteis a sociedade humana se cada qual começasse por si, senão seria melhor em vez de exigir dos outros, pôr à prova primeiro em sua própria pessoa, em seu foro interior, a suspensão a ordem vigente, as leis e vitórias que apregoam em praç...a pública. É indispensável que em cada indivíduo se produza um desmoronamento, uma divisão interior, que se dissolva o que existe e se faça uma renovação, mas sem impô-la ao próximo sob o manto farisaico do amor cristão ou do senso da responsabilidade social ou o que quer seja usado para disfarçar as necessidades pessoais e inconscientes de poder. O auto-conhecimento de cada indivíduo, a volta do ser humano às suas origens, ao seu próprio ser e à sua verdade individual e social, eis o começo da cura da cegueira que domina o mundo de hoje.
O interesse pelo problema da alma humana é um sintoma dessa volta instintiva a si mesmo. Que este meu trabalho esteja a serviço desse interesse.”

C.G. Jung

Comentários

Postagens mais visitadas